Descrição
Idealizado e produzido por Geledés – Instituto da Mulher Negra, o livro “Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas” foi lançado na quarta-feira (19), durante o evento Trampos do Futuro, iniciativa da Fundação Itaú sobre carreira e mercado de trabalho, em São Paulo (SP). A obra, apoiada pelo Itaú Educação e Trabalho, tem como ponto de partida a experiência vivida no âmbito do Projeto Rappers, iniciativa que reuniu jovens negros e periféricos que sofriam violência policial por se expressarem por meio do movimento Hip-Hop. Durante os anos 90, esses grupos receberam formações sobre agendas de raça e gênero em Geledés. Tal experiência se tornou um marco na pedagogia hip-hop, que dá protagonismo aos jovens e suas práticas culturais. Nesse sentido, o livro busca entender o papel da juventude e suas expressões culturais no ambiente escolar atualmente, bem como os anseios dos estudantes neste ambiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa em nove escolas públicas localizadas em áreas de alta vulnerabilidade da cidade de São Paulo. Ao todo, foram ouvidos 70 estudantes e 18 profissionais de educação. A partir dos relatos dos participantes, as e os pesquisadores propõem o uso das culturas juvenis identificadas no estudo como parte da construção do currículo escolar, aliadas às pedagogias Hip-Hop e às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre as culturas mapeadas estão, por exemplo, o slam, jogos interescolares e o breaking.
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