PRIMEIRA EDIÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO
ORALITURAS – ESCRITAS FEMININAS EM PRIMEIRA PESSOA

I. APRESENTAÇÃO

A primeira edição do Concurso Oralituras – Escritas Femininas em Primeira Pessoa é promovida pela editora Oralituras, e integra as ações do projeto homônimo contemplado pelo Programa VAI – Valorização a Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura/2019.

O Concurso Oralituras objetiva premiar textos inéditos de autoras negras e indígenas (cis e trans) no formato CONTO, de cunho autobiográfico, podendo concorrer autoras negras e indígenas de todo território nacional brasileiro, América Latina e países africanos de expressão portuguesa.

As autoras selecionadas terão seus textos publicados em coletânea inédita e receberão 10 exemplares impressos da obra Oralituras: Escritas Femininas em Primeira Pessoa.

II. INSCRIÇÃO
A Candidata só poderá inscrever um texto, no formato CONTO, e inédito.

Por texto inédito entende-se ser aquele que nunca foi publicado em outra coletânea livro, revista, site, jornal, blogs, perfis em redes sociais etc.

A Candidata deverá comprovar sua autodeclaração étnica, enviando cópia do RG anexado à ficha de inscrição. As características fenotípicas da candidata, de acordo com a fotografia do documento, serão avaliadas pela organização do concurso e, caso a autodeclaração não seja compatível com a leitura social das avaliadoras , a participação no concurso será anulada.

Será aceito um (1) texto por candidata. Não serão aceitos textos com co-autoria.

O CONTO deverá ser anexado à inscrição online, cujo formulário está disponível no site http://oralituras.com.br/chamamento-literario/.

O CONTO deve ser digitado em fonte Arial tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5.

O arquivo deverá estar nos formato Word 2007 e/ou pdf em diante (.docx). Arquivos em outros formatos não serão aceitos.

O CONTO poderá ter os tamanhos:

  • Categoria Microconto – até 1000 caracteres com espaço
  • Categoria Conto Extenso – entre 7500 e 12mil caracteres com espaço

Importante: Os textos enviados não poderão ultrapassar os limites de caracteres, com espaçamento. Em caso de não cumprimento, o texto será desclassificado.

O texto enviado não poderá ter imagem. O nome do arquivo deve ser apenas o título da obra inscrita.

O Conto poderá ser inscrito nas subcategorias

  • Documental (contos autobiográficos que tenham um características documentais, verídicas)
  • Ficcional (contos autobiográficos com uma narrativa ficcional “inventada” a partir da realidade)
  • Afrofuturista (contos autobiográficos que tragam elementos de ficção científica, apontamentos para o futuro)

11. As inscrições devem ser feitas pelo site http://oralituras.com.br/chamamento-literario/, do período de 17 de abril de 2020 a 15 de maio de 2020. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

12. Em caso de não cumprimento de um ou mais itens deste edital, a inscrição será invalidada.

III. SELEÇÃO

Serão publicados 30 contos. Havendo um maior número de obras inscritas, uma comissão julgadora será criada para seleção dos textos.

Em caso de criação de comissão julgadora, será publicada nas redes sociais uma nota informando sua composição. As autoras inscritas receberão por e-mail os nomes que compõem a comissão e informações sobre o andamento do concurso.

Ao ser selecionada, a autora do texto cede ao projeto “Oralituras – Escritas Femininas em Primeira Pessoa” os direitos de utilização, adaptação, revisão, tradução para qualquer idioma, edição, reprodução, total ou parcial, por meio de digitalização e impressão gráfica, fruição, distribuição, comunicação ao público, publicação e exploração comercial, uso por representação, recitação ou declamação, execução, sonorização, captação, radiodifusão e outros meios de comunicação, mediante o emprego de qualquer tecnologia (analógica, digital, com ou sem fio e outras), exposições, gravação, inclusão em base de dados, armazenamento em quaisquer meios, por número ilimitado de vezes dentro do prazo previsto no âmbito da realização do “Projeto”

IV. RESULTADO

1. O resultado do Concurso será divulgado no dia 15 de junho de 2020, no site e redes sociais da editora Oralituras.

2. A autora contemplada terá o conto publicado em coletânea inédita e receberá 10 exemplares do livro.

3. Não haverá premiação em dinheiro.

4. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2020.

5. Antes de anexar o arquivo com a obra, a candidata deverá clicar no termo de aceite, indicando que concorda com os termos do Edital.

Este site foi realizado com recursos do Programa VAI – SMC/2019, durante ações do projeto contemplado Oralituras: escritas femininas em primeira pessoa.